FOCINHOS SOLIDÁRIOS

PROJETO COM CÃES-TERAPEUTAS ACOMPANHARÁ

 CRIANÇAS ASSISTIDAS PELA CIDADE DA LUZ

 

Lançamento do Projeto Focinhos Solidários será neste sábado, 10, às 9h, na Cidade da Luz

 

Ajudar já é algo maravilhoso. Imagine fazer isso unindo crianças e cachorros? O projeto Focinhos Solidários com os cães-terapeutas Angus e Mafalda pretende colaborar terapeuticamente no tratamento psicológico de um grupo de crianças da Cidade da Luz, através da presença de psicólogos e com a intervenção de animais como facilitadores. O objetivo é proporcionar um ambiente lúdico, com confiança e motivador para dez crianças, na faixa etária dos 7 aos 12 anos, atendidas pela instituição através da Terapia Assistida com Animais (TAA).

A TAA é uma modalidade em que o cão é inserido no processo de intervenção terapêutica, atendendo a um objetivo específico de tratamento, que nesse caso será conduzido por uma equipe de psicólogos do Grupo Neurofuncional de Atendimento e Pesquisa (GNAP Psicologia), que tem escritório no Rio Vermelho e é o autor da iniciativa. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Psicologia do GNAP, Tatiane Seixas, o projeto visa melhor organizar as relações sociais, aumentar a afetividade, a capacidade de atenção e reduzir a ansiedade e agressividade das crianças selecionadas para participar de forma inédita do projeto. “No Brasil, ainda faltam pesquisas científicas sobre a Terapia Assistida com Animais. Mas, em países como Canadá, Espanha e Argentina os estudos já estão avançados e apresentam resultados satisfatórios. Alguns deles indicam que uma sessão com o cão-terapeuta eleva em até 40% o nível de atenção dos pacientes em tratamento”, revela Seixas.

Em Salvador, o GNAP trabalha há 2,5 anos com a terapia com cães. O Grupo é um dos pioneiros na capital baiana neste tipo de assistência, sendo o único especializado em saúde domiciliar. Na Cidade da Luz, o projeto terá duração de seis meses, totalizando 12 sessões, com encontros quinzenais na sede da entidade filantrópica, no bairro de Pituaçu. As crianças que vão participar apresentam algum quadro de depressão, ansiedade, autismo, déficit de atenção ou fobia social. No final do projeto, será lançado um livro contendo ilustrações e os resultados obtidos com o grupo em tratamento.

O projeto Focinhos Solidários não possui fins lucrativos e é promovido pelo GNAP Psicologia, com apoio da Agromix Pet Center e da clínica Planeta Animal, com realização no complexo social Cidade da Luz.

 

Sobre os cães-terapeutas:

Angus é um cão da raça Labrador, tem 04 anos, que veio de Porto Alegre (RS) e atua como cão-terapeuta no GNAP desde 2016.

Mafalda é um cão da raça Golden Retriever, com 04 anos e 08 meses, de Salvador (BA), que começou no GNAP como cão-terapeuta neste ano.

Sobre a Cidade da Luz:

A Cidade da Luz é um complexo social idealizado e fundado por José Medrado. Lá estão concentrados o Centro Espírita Cavaleiros da Luz e os demais setores de ações doutrinárias e sociais desenvolvidos pela Instituição.

 

S E R V I Ç O

O que: Lançamento projeto Focinhos Solidários.

Quando: 10 de novembro, às 09h.

Onde: Cidade da Luz – Rua Barreto Pedroso, 295 – Pituaçu.

Horário: 9h

Atividades: café da manhã, apresentação do projeto, interação com os pets Angus  e Mafalda e caricatura ao vivo.

Acesso: convidados e imprensa.

 

Assessoria de Imprensa

Frente & Verso Comunicação Integrada

Jornalista Responsável: Tatiany Carvalho

Contatos: (71) 99118-8228 (Vivo) / tatiany@frenteeverso.com